Prepare-se para a Reforma Tributária: Novos tributos entram em vigor em 2026.
Planilhas e sistemas que não funcionam fazem parte do seu dia a dia?
A Reforma Tributária já está oficialmente em andamento e inaugura uma nova fase na estrutura de tributos no Brasil.
A partir de 2026, terá início o período de testes obrigatórios para o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), criados pela Lei Complementar nº 214/2025.
Nesse período, embora tributos como ICMS, IPI, PIS e Cofins ainda continuem sendo recolhidos, as empresas já estarão obrigadas a declarar os dados do IBS e CBS nos documentos fiscais.
Para atender a essas novas exigências, será necessário adaptar os sistemas de emissão de notas fiscais, incorporando os novos blocos de informações fiscais.
Antecipando esse cenário, a Useall desenvolveu uma solução de tributação inteligente que analisa os dados do item da nota fiscal de saída — como tipo de operação, NCM, NBS, entre outros e realiza automaticamente o cálculo e a inserção dos novos tributos conforme as regras da Lei Complementar nº 214/2025.
Essa iniciativa não apenas garante o cumprimento das obrigações legais, como também contribui para a revisão dos processos internos, minimiza riscos de autuações e assegura que as empresas estejam preparadas para a transição definitiva do modelo tributário.
Para facilitar o entendimento, veja abaixo o cronograma
de transição previsto pela nova legislação:
Vale lembrar que as regras de aplicação do IBS e da CBS podem variar conforme o regime tributário, o tipo de operação, o produto ou serviço envolvido, entre outros fatores.
Por isso, é fundamental contar com o apoio de um contador ou responsável fiscal na correta configuração dos cadastros.
A Useall segue comprometida em oferecer um sistema seguro, atualizado e em constante evolução, para que você tenha tranquilidade em meio às transformações que a Reforma Tributária trará nos próximos anos.
R. Visc. de Cairú, 630 - Sala 01 - Santa Barbara, Criciúma - SC, 88804-320